Início > Notícias > Março Lilas - Mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero

06/03/2024 - Março Lilas - Mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero

Março Lilás surge como um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, promovendo a importância da saúde feminina. Essa iniciativa busca disseminar informações sobre a prevenção da doença, destacando a relevância da vacinação contra o vírus HPV, principal causador do câncer cervical, e incentivando a realização periódica do exame Papanicolau.

A campanha também enfatiza a importância da educação sobre saúde sexual, possibilitando que as mulheres compreendam os fatores de risco e adotem medidas preventivas desde cedo. A conscientização sobre a importância da continuidade dos cuidados preventivos é crucial para garantir que mulheres de todas as idades permaneçam vigilantes em relação à saúde do colo do útero, contribuindo assim para a detecção precoce e o tratamento eficaz.

O câncer do colo do útero, sobretudo em mulheres acima de 40 anos, destaca-se como uma preocupação de saúde significativa, uma vez que a incidência dessa doença persiste em faixas etárias mais avançadas. Apesar de o risco aumentar com a idade, as mulheres podem enfrentar desafios únicos relacionados à detecção tardia, devido a fatores como a ausência de sintomas perceptíveis e a menor frequência de exames ginecológicos regulares.

Março Lilás representa, assim, um período de reflexão e ação, visando a promoção da saúde ginecológica e a redução dos casos de câncer do colo do útero através da conscientização e prevenção.

Participe das campanhas e ações fomentadas pela rede de saúde neste mês. Procure a unidade de saúde básica mais próxima de você e previna-se!

Aposentados e Pensionistas do IPMJ, caso de dúvida, entre em contato com IPMJ para orientação (12) 3954-3060.